Artesanato ajuda a melhorar qualidade de vida

Você sabia que o artesanato também pode melhorar sua saúde?

Pesquisas recentes da Universidade da Califórnia apontaram que atividades cognitivas são a melhor maneira de exercitar o cérebro e, consequentemente, conservar a memória. Entre algumas que ajudam a estimular as funções cognitivas estão: a leitura, a escrita, jogos e trabalhos manuais como o artesanato e a pintura.

Artesanato é considerado amigo da memória do idoso

Pesquisas recentes apontam que trabalhos manuais, como o artesanato e a pintura estilam a memoria da terceira idade. Inclusive ajuda até aqueles que já não tem a mesma memória da juventude. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas idéias ajudando a exercitar a mente.



Idosos que realizam tarefas simples, como, corte, costura, crochê, trico, pintura e trabalhos em madeira, correm menos risco de apresentar demência do que os que não praticam nenhuma atividade.

Estudos revelam que a pintura, o desenho e artesanato servem como recursos terapêuticos, pois ajudam a equilibrar as emoções e soltar a  imaginação.

Com tudo, trabalhos manuais ajudam a manter o corpo e a mente ativos, porque as terminações nervosas que ficam localizadas nas pontas dos dedos, estão diretamente ligadas ao cérebro, aumentando a percepção, a atenção e até mesmo a linguagem.

Este é um benefício super importante para quem já se aposentou e as vezes se sente sozinho ou inativo. As atividades artesanais feitas em grupo também são uma ótima opção.


Comentários