Você sabia??? Conheça um pouco da história do nosso crochê de cada dia....

Onde tudo começou

A palavra crochê tem origem francesa medieval (croké), termo que se referia a um instrumento de ferro recurvado que servia para pendurar ou segurar alguma coisa. No século XIX surgiu na França a expressão (brother au crochet), literalmente bordar com o gancho.

Será que alguém descobriu ao certo onde tudo começou???

Na verdade ninguém sabe, ao certo quando surgiu essa técnica tão maravilhosa capaz de produzir peças incríveis como, tapetes, blusas, roupinhas para bebês, etc...

Segundo historiadores os trabalhos de crochê tem origem na pré história. A arte do crochê que conhecemos atualmente foi desenvolvida no século XVI.
A mais provável teoria é que tenha se originado na Arábia e chegou a Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Também há indícios posteriores de que a técnicas foi usada por tribos da América do Sul em adornos que eram utilizados em rituais de puberdade.

Na China eram feitas bonecas com essa técnica, entretanto não há evidencia concreta sobre o quanto é antiga essa técnica.


Conclusão:

A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Éléonore Riego de la Branchardière desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, a depender da peça a ser executada - uma toalha delicada ou uma colcha, um casaco, um tapete resistente etc....


 Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Croch%C3%AA 

Comentários